Curiosidades
O Capeta, a Telha e o Quadrado de Trancoso
Capeta Dizem que quem vai a Porto Seguro acaba encontrando o Capeta. Na verdade a Capeta, é uma bebida típica famosa da região vendida em quase todos os bares e muito apreciada pelos turistas. Reza a lenda que a bebida foi criada em 1998 pelo dono de um bar em Arraial d’Ajuda, que andava muito cansado e recebeu a sugestão de tomar pó de guaraná. Mais tarde, resolveu adicionar mel, limão e cachaça ao guaraná para curar uma gripe e achou "do capeta". Daí surgiu a famosa receita que foi modificada e hoje leva abacaxi, canela, leite condensado, guaraná, vodka e gelo, é uma das bebidas mais procuradas pelos turistas.
Feito nas coxas
Os guias de Porto Seguro juram "de pé junto" que essa expressão nasceu na cidade. Eles contam que durante a escravidão, os colonizadores obrigavam os escravos a moldar telhas de barro nas próprias coxas. O resultado eram telhas irregulares, com ondulações e tamanhos diferentes. Por isso, até hoje quando um trabalho fica mal feito, dizem que foi "feito nas coxas".
O Quadrado de Trancoso
A maior injustiça histórica com as formas geométricas, o quadrado de Trancoso é na verdade um retângulo, preenchido com grama, rodeado por casas antigas e com a Igreja de São João ao fundo. O vilarejo foi construído sobre uma falésia por Jesuítas em 1586 e ficou esquecido por séculos até ser redescoberto por hippies na década de 70. Hoje o local é centro comercial de Trancoso e as casas viraram lojinhas de artesanato, roupas e restaurantes. O local merece uma vista, principalmente por causa do mirante que fica atrás da Igreja e tem uma vista deslumbrante da orla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário