Com a chegada de imigrantes no Brasil, a culinária em Porto Seguro sofreu várias alterações, era a culinária indígena, com as alterações essa culinária originou a típica comida baiana.
Vou mostrar algumas dessas comidas, como por exemplo Acarajé, Caruru, Moqueca e Sarapatel.
Acarajé
O Acarajé é uma massa feita de feijão, cebola e sal, que é frita em azeite-de-dendê, essa massa pode e geralmente é feita com algum recheio, os mais usados pela culinária baiana é o camarão seco, a pimenta e o vatapá. Na Bahia quando você pede um acarajé ele pode ser quente ou frio, mas isso não significa que altera a temperatura, na verdade esse quente e frio quer dizer com pimenta ou sem pimenta.
Acarajé com camarão e vatapá
Caruru
O Caruru é um prato tipico, como se fosse uma pasta, com quiabo, camarão, alho, cebola ralada, castanha e amendoim refogado no azeite-de-dendê.
Caruru
Moqueca
A Moqueca é bem mais conhecida pelo povo Brasileiro, mas é típica da Bahia, é um cozido de peixe, geralmente cação pois não ter espinhos, com leite de coco, pimentão vermelho e verde, cebola, sal, tomate e claro, o azeite-de-dendê. Esse sãos os ingredientes básicos, mas também pode ser utilizado outro tipo de peixe e outros temperos.
Moqueca de Peixe
Sarapatel
O sarapatel é um cozido de miúdos de porco, com temperos como alho, tomate, cebolinha, coentro, hortelã e cebola picada, esses temperos são batidos no liquidificador, e depois em uma panela é cozido os temperos batidos, os miúdos, água e pimenta. Geralmente servido com arroz e e farinha.
Sarapatel
Espero que tenham gostado dessas comidas típicas pessoal, claro que em Porto Seguro ainda é uma cidade para todos os gostos, lá também tem pizzarias, bares, lanchonetes, sorveterias, que oferecem várias opções, tanto como as comidas típicas, como massas, crepes, sanduíches e tantas outras coisas mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário